PASSO A PASSO para você começar a empreender nas redes sociais

Voc√™ sabia que aproximadamente 2,8 bilh√Ķes de pessoas est√£o conectadas nas redes sociais? N√£o se assuste, √© isso! 2.8 bilh√Ķes de pessoas t√™m acesso as redes sociais, seja, Facebook, Instagram, YouTube, Linkedin, Twitter, entre outras!
Mas o que esse dado significa para voc√™? √Č a√≠ que est√° a grande sacada! Com a crise financeira que afeta nosso pa√≠s, muitos que perderam seus empregos resolveram empreender como uma tentativa de continuar gerando renda familiar e garantir seu sustento.
¬ďMas Mariana, ainda n√£o compreendo como estes dados podem me ajudar¬Ē. Vou te explicar aqui de forma bem simples: 2,8 bilh√Ķes de pessoas podem, de alguma forma, conhecer sua empresa, seu produto ou servi√ßo atrav√©s das redes sociais!
Isso é simplesmente fantástico! E a minha missão hoje é te ajudar, com um passo a passo, a transformar a sua empresa o mais profissional possível nas redes sociais. Para isso, preciso que você realmente esteja disposto a dedicar algumas horas do seu dia - e você vai compreender daqui a pouco o motivo!
Então, está preparado?! Vamos começar!
O que significa Rede Social?
Redes Social √© uma estrutura social composta por pessoas e organiza√ß√Ķes. Elas est√£o conectadas por um ou v√°rios tipos de rela√ß√Ķes e partilham valores e objetivos em comum, ou seja, todos estamos ligados a uma Rede Social, seja na internet ou em um grupo que estamos inseridos. Embora um dos princ√≠pios de rede √© sua abertura para uma nova liga√ß√£o social, √© fundamental entre as pessoas que este processo se d√™ a partir de uma identidade.
Chegamos aqui no primeiro passo: Identidade, imagem e reputação!
Identidade: A identidade √© o que sua empresa √©, ou seja, sua miss√£o, vis√£o e valores. √Č muito importante que voc√™ deixe isso bem claro para sua audi√™ncia, lembrando que as pessoas consomem por confian√ßa.
Imagem: Imagem representa o que sua audiência pensa de você. Ou seja, a partir do momento em que você se posiciona, sua audiência começa a criar um juízo de valor e então ela se posiciona favorável ou negativamente.
Reputa√ß√£o: A reputa√ß√£o √© um conjunto de a√ß√Ķes que voc√™ realiza, gerando credibilidade e confian√ßa. Sendo assim, a reputa√ß√£o √© constru√≠da ao longo dos anos e pode ser destru√≠da em segundos.
Depois de entender esse passo importante √© preciso que voc√™ saiba em qual rede social o seu p√ļblico est√°. Se, como de costume, for no Facebook e Instagram, voc√™ dever√° criar suas contas comerciais.
Lembre-se que para cada rede existe uma pol√≠tica que deve ser estudada e seguida, assim voc√™ evitar√° puni√ß√Ķes e contratempos.
Caso a rede social escolhida seja o Facebook você deve seguir os seguintes passos:
1. Criação da fanpage para o seu negócio
2. Criação de avatar e foto de capa padronizados com a imagem da sua empresa
3. Formata√ß√£o do menu ¬Ďsobre¬í
4. Postagens com conte√ļdo relevante para o seu p√ļblico-alvo
5. Gerar recompensas para o seu p√ļblico-alvo
6. Trabalhar as publicidades de forma estratégica e otimizada
7. Medir suas métricas mensalmente
No caso da rede social Instagram você deverá:
1. Criar uma conta comercial vinculada a sua fanpage do Facebook
2. Colocar um avatar padronizado
3. Configurar suas informa√ß√Ķes de forma clara e objetiva
4. Trabalhar suas publica√ß√Ķes de forma clara e visualmente chamativas
5. Estudar quais s√£o as hashtags em que seu p√ļblico est√° inserido
6. Nutrir seus seguidores com curtidas e coment√°rios
7. Trabalhar as publicidades de forma estratégica e otimizada

Espero que tenham gostado dessa dica e que se dediquem diariamente √†s suas Redes Sociais. Lembre-se sempre que um bom conte√ļdo e uma boa estrat√©gia viraliza na web.
Mãos à obra?!